segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Vultos Ilustres

Proporcionalmente o pequeno município de Gararu tem muitos filhos ilustres, dos quais destacamos o Monsenhor Rangel, José Augusto da Rocha Lima, Thomás de Aquno Menezes, entre outros.

  • Monsenhor Fernando Rangel de Melo – Orador sacro, doutor em Filosofia, Direito e Teologia. Nasceu em 30 de maio de 1.870.

  • Professor José Augusto da Rocha Lima – um dos primeiros pedagogos a viajar para outras regiões do país em busca de inovações para a educação de Sergipe. Fundou a Academia Santo tomaz de Aquino, foi membro e primeiro presidente da Academia Sergipana de Letras, diretor do Colégio Atheneu e do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe. Como professor atuou em diversas áreas como Língua Portuguesa, Língua Francesa, Literatura, Geografia, Pedagogia, Pedologia, Exegese Bíblica e Teologia. Nasceu em 22 de agosto de 1.895 no povoado Escurial, localidade que fez parte da freguesia do Povoado Curral de Pedras até o ano de 1.876.

  • Padre José Thomás de Aquino Menezes – Orador sacro de longos recursos, poeta primoroso, professor emérito do Ginásio Amazonense e jornalista. Nasceu a 7 de março de 1889 na então Vila, onde hoje é a cidade Gararu, estudou no Seminário de Olinda, onde recebeu o Presbiterato em 16 de novembro de 1913.

Nenhum comentário: